sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Feliz 2009

Hoje não estou para poesias....
2009 esta ai....e parece que com ele vem a Recessão, a crise...uhhhhhhh!!!!!
Mas olhemos so um pouquinho para 2008, sim, quando os barris do petróleo bateram niveis históricos ou quando as taxas de juro atingiram aqules patamares record....ai apenas se falava de crise...mas....
E que dizer das empresas que faliram, dos bancos e até mesmo dos Paises em falencia....xiiiii isto é mesmo crise....e as divisas como Euro/Dollar etc...tudo com perdas "astronómicas"....mas afinal....para onde foi todo esse "dinheiro"....não está em lado nenhum???Mas afinal, não andaram essas empresas anos a fio com lucros´, também eles, "astronomicos"??Não tinham seguro dos capitais investidos???Não tiveram o bom senso de "amealhar" algum carcanhol???
Que pena....tenho pena dos empresários que agora tem de viver como os restantes 92% da população....ou talvez não....porque afinal....nao estou a ver um empresário a viver como um indiano de casta baixa ou até mesmo como um sudanês ou português sem abrigo!!
Mas o Governo e a Santa Sé agora pede-nos para sermos mais solidários em 2009....apetece-me rir.....desculpem mas apetece-me....
Da Igreja já se esperava essa posição...até a considero válida dado os valores que tentam incutir no Povo.....mas onde está a consonância entre aquilo que se diz e aquilo que se pratica?Onde está a PALAVRA deixada (ou não) nas escrituras a ser empregue por grande parte deste mesmo "poder"?? E pedem-nos Solidariedade??? Sei que sou solidário e conheço muita gente solidária mas.....como podemos nos ser algo ou fazer algo, se muitas vezes é a própria "palavra" que nos diz não...que nos impede de diversas formas de "ajudar".
Por outro lado o governo.....esse da pa rir a chorar mesmo....acredito cada vez mais na existencia do Pai Natal do que nos discursos optimistas do Socrates....o eterno optimista, ou o eterno bobo da corte....se fosse Rei já tinha nome: D.Socrates-O bobo!
Pedem-nos para ser solidarios......vou dizer-vos uma coisa...se é que me ouvem ou lêem este blog...e vou dize-lo baixinho...em tom de sussurro para nao assustar....... nos já estavamos em crise meus senhores dos poleiros altos. Pois, ai de cima não se via o que vai ca por baixo pois não.....sabiam que quando o Petroleo e a Taxas de Juro atingiam os altos recordes históricos o povo cá em baixo sofria com isso....quase que ficava sem dinheiro para comer etc etc....???Pois é...enquanto uns lá no seu poleiro alto achavam que o topo ainda nao era o limite, o povo contentava-se com migalhas....onde estava a dita solidariedade nesse momento???Ninguem falava nela porque???
Mas agora pedem solidariedade....para com quem???Com os donos das petroliferas?Para com os Bancos que de tão pobres que estao até pedem ajudas ao governo e o governo tipo "Papa Rico" até dá??Para com quem querem que sejamos solidários??Para com o Governo???Que afinal não pode fazer nada, pois a crise é mundial. a unica coisa que sabem fazer é gastar dinheiro ao povo e depois ainda vir com propagandas motivacionais para Portugal....para isso pagava-se a um "mago" do marketing pessoal e não precisavamos de um governo para nada...afinal...também nao fazem nada e não!!!
Como diz um tipo na Tv...."Ide mas é trabalhar...ide fazer qualquer coisa de util para a sociedade!"
E se querem solidariedade...mostrem-na também....poupem, nao sei quantos biliões de Euros que também me saem do bolso, no TGV e no novo Aeroporto....não os contruam. Como dizia o Engº Belmiro de Azevedo e muito bem....quem não tem dinheiro não tem vicios...se estamos em recessão ou em crise, se nao temos dinheiro, não gastem em megaconstruções superfluas....não gastem em coisas que não vão melhorar assim tanto o pais....invistam na educação, na saude e nas pequenas empresas, invistam em programas de emprego e integração social....sei lá...ha tanto para promover...

Sinceramente para 2009 a dita crise passa-me ao lado, visto que a mesma cá por baixo, já está instalada há muito.....o que me preocupa mesmo são os meus amigos, os meus ideais e os deles..."todos os sonhos que juntos contruimos"....isso sim preocupa-me cada vez mais....é por isso que para 2009 o que mais desejo é que as amizades sejam cada vez mais puras....e que cada vez mais, nos sejemos mais unidos e mais transparentes uns com os outros, mais tolerantes até....afinal...o que seria eu sem os meus amigos???
Convosco, resisto a todo o tipo de crises, Convosco partilho todo o tipo de tristezas e alegrias, de sonhos e desilusões...etc etc etc....

Feliz ano 2009 e se possivel que todos atingemos os nossos objectivos e desafios!!!

Mário

Sem comentários: